CINEASTAS VS CINÉFILOS - A Guerra

Cinema, cinema e cinema! É uma palavra simples de seis letras, e três palavras, e uma complexidade muito grande na sua verdadeira essência de se fazer e se organizar. Podem ter certeza, que este artigo, ou sei lá o que eu escrevi, agradará, ou não, a gregos ou troianos; cineastas ou cinéfilos; produtores ou produtoras... . Não estou aqui para fazer justiça, ou, para ser um revolucionário, se blogs existem, é para expressarmos nossas idéias, estou certo?. Então, lá vai! e seja o que Deus quiser. Uma das maiores dúvidas sobre o cinema, eu, acredito que seja esta:- “O que é cinema e o que não é”, se um Cinéfilo que se intitula Cineasta, pegar uma câmera amadora e escrever um roteiro tosco, a caneta e papel, convidar uns amigos para gravar num “findi”, editar no movie maker, finalizar num DVD, convidar a galera vizinha e assistir no quintal de casa, com ceva, churrasco, "menos pipoca", isso seria cinema?.
Ou convidar ex- colegas da faculdade de Comunicação Social, e criar um projeto de um longa- metragem, que vai custar em torno de 3 milhões, enviar propostas a produtoras, distribuidores e profissionais de cinema, afim de concluir o projeto. O filme sai do papel, é exibido em salas de cinema, nacionais e internacionais. Profissionais são descobertos, currículos pessoais serão enriquecidos, drogas rolariam, diretores ou ''falsos diretores'' ''comeriam'' as atrizes, com o seguinte argumento:- “Isso irá lhe render algo”, e as auxiliares escolheriam com quem iriam transar. Isso também seria cinema?.
Não estou aqui para julgar nenhum dos lados, só creio que ambos deverão se respeitar; a pouco tempo assisti uns vídeos de um Cinéfilo, em que sua gravação era tão ruim, mas tão ruim, que eu não consegui assistir até o final, era um ‘troço’ tão esquisito, que para ter uma idéia, tinha dois cortes :-o take de dentro da casa e o de fora, a trilha era o som ambiente. Até ai tudo bem, só que eu li, em seu blog, a seguinte referencia: -“J... A... Cineasta, Diretor e Roteirista''.
A mania dos cinéfilos, sem generalizar, é já se convencerem de que realmente são cineastas, diretores ou roteiristas. Se ao menos não perdessem tempo procurando pornografia na internet, poderiam estar estudando sobre cinema, tutoriais de planos, ângulos, edição de vídeos. Nossa tem vários vídeo- aulas bacanas no you tube, se perdessem mais tempo com isso, seria ótimo. Também, não vou ''meter pau'' só nos cinéfilos, falo daqueles recém- formados da faculdade de cinema, que a primeira coisa que pensam, após receber o canudo, é fumar um baseado, cheirar uma listrinha branca e de repente uma ''surubinha", caía bem?.
Também não estou generalizando, calma ai!, mas fala sério!, aqueles curtas universitários, sem sentido, sem final, até mesmo sem trama, será que o roteirista não estava chapadão?, vai saber! Eu sou neutro na história, me considero um amante da sétima arte, meu lado pende mais para o ''publicitário'', porém, não deixa de ter um pouco de cinema nele, e, também tenho muitos defeitos.
Meu ''MSN'', tem do mais baixo ao mais alto cargo do cinema, mas, o que me chama atenção, é a quantidade enorme dos meus contatos, que querem tirar dúvidas em relação a "como se faz um filme", quais os procedimentos; etapas e materiais... . E assim por diante, por isso criei um blog, explicando as etapas cinematográficas e seus processos, um tutorial, bem dizer.
Porém, os únicos conselhos que eu dou no meu MSN são:- “Seja original em tudo o que você produzir, pois, se aparecerem obras semelhantes, serão cópias do seu talento". "Você acredita que possui talento?, compraria um filme seu?, porque realmente gostaria de assistir?”. Certa vez, em algum fórum coloquei que: -“para escrever um roteiro era preciso estar inspirado”, nossa!, os intelectos do cinema quase me fuzilaram em um paredão, pelo ao menos, me senti assim, ufa!, ainda bem que sobrevivi. Agora pensem comigo; eu tomo umas birítas; brigo com a esposa; perco o emprego e sou assaltado na rua, e resolvo escrever um roteiro de comédia à noite:- “E ai mermão? cualé? saí ou num sai o script, manhã nois grava”.
Meu ponto de vista sobre roteiro é que ele precisa convencer o espectador, quando escrevo, penso qual é forma que eu vou fazer para convencer a criança ter medo; o adulto chorar; o velhinho sorrir; a titia se apaixonar; a vovó se excitar; o casal brigado se reconciliar; o anãozinho sentir-se superior; o pedófilo se arrepender; o corrupto devolver; o rico ajudar; o pobre estudar. É preciso sim, estar inspirado, porque sua produção precisa convencer e te convencer!. Olha só, outra frase curiosa:- “Cinema, não se aprende com tutoriais ou vídeo- aulas”, então, como se aprende?. Os tutoriais, podem não te dar todo o conhecimento, porque eles funcionam como uma bússola te indicando o norte, apontando o caminho que deves seguir, e o resto, é muita prática parceiro!.
Assim, como tive a liberdade de falar; não só o que penso, mas sim, no que acredito, vocês também tem a liberdade de comentar o que pensam, entretanto, é válido lembrar que se postarem nomes reais, será excluído o comentário, porque a idéia não é denegrir a imagem de qualquer profissional de cinema.
Ah!, todas as críticas, sejam elas positivas ou negativas, serão aceitas, desde que respeitem o ''parágrafo'' acima, e vale também lembrar que, as críticas negativas, que surgirem, é porque de alguma forma, eu devo ter pisado em um dos "calos" dos autores:- ''Nossa!, falei!''.
Enéias Lemos.

19 comentários:

MonsterNike disse...

BOM, INCRIVEL FALAR SOBRE OQ VOCÊ ESCREVEU POIS FIQUEI FELIZ EM LER ESTOU PRESTES A FAZER UMFILME E ESTAVA SEM INICIATIVA E GOSTEI COMO VOCÊ COLOCOU AS PALAVRAS E ABRIU MEUS PENSAMENTOS ME FEZ REFLETIR SOBRE MEU SONHO Q ESTAS CADA DIA MAIS REAL GRAÇAS AS IDÉIAS DIVUGADAS POR TODOS NA INTERNET E A VOCÊ!!
PARABÉNSEMUITO OBRIGADO PELA DECLARAÇÃO ;)

Unknown disse...

ADOREI O COMENTÁRIO
GOSTARIA DE ENVIAR UMA PROPOSTA DE ANALISE CRITICA POR E-MAIL TENTEI ENVIAR NO E-MAIL QUE ESTA NO SEU PERFIL MAS RETORNOU, TERIA OUTRO EMAIL?
MEU E-MAIL É JEFFERSON_F_BALTEL@HOTMAIL.COM

Marc disse...

O parabenizo por se dar o trabalho de se preocupar em ensinar ou ajudar as pessoas a conhecer e até fazer aquilo que voce tanto ama e acredita.
A sétima arte começou de forma amadora, infantil e porque não, também pobre. Foi o tempo que a fez se tornar arte e glamurosa.
O outro lado sempre existirá, o cinema autoral de quem tem algo pra dizer e que só precisa saber por onde começar e como fazer. Se por causa de iniciativas como essas revelar futuros cineastas talentosos, foi graças a pessoas como voce, que ofereceu o conhecimento sem mistificação e intelectualismo inutil.
É interessante como existem críticas pelo simples fato de ser do contra, no fundo quem ama cinema deve concordar com boa parte do que voce faz e escreve e por isso, não deveria ser tão atacado. Abraços e continue firme nessa sua postura.

EDINEI NUNES disse...

não tenho vergonha de dizer que sou cinéfilo, não por querer ser ser
mais eu amo a arte de criar e produzir o quer crio então não custa nada ajuntar uns bons amigos e fazer um filme e divulgar a nossa arte para as pessoas poder intervir um pouco e sermos recompensados por nosso esforço
mais também se não fosse os profissionais cineastas assim como vc
não existia amadores como nos que sonha um dia chegar ao topo do profissionalismo....obrigado pela a força parceiro.

Eleonora Mendes disse...

Obrigada pela iniciativa de dividir seus conhecimentos com iniciantes.
Tudo de bom!

Eleonora.

Helivan Oliveira disse...

Legal, concordo com quase tudo que foi escrito

POETA... disse...

...Sinceramente,não acho de todo valido criticar apenas pelo mero prazer da critica. Acredito sim que após um critica deva haver também sugestões de possíveis melhorias. afinal essa estória de critica construtiva e negativa é apenas estória. comentar algo, fazer um relatório, resenha ou qualquer produção literária acerca de um assunto ou produção deve ser construída da maneira mais imparcial possível. Criticar não é apenas "meter o pau", mas sim desenvolver um texto com um olhar minucioso sobre o tema abordado. Achei muito interessante a maneira como este fora elaborado. O tema concordo é polemico, até porque cada um acredita muito naquilo que produz e o defende como uma mãe defende sua cria. Somos assim regados a ponto de vistas e referenciais não tao teóricos ou científicos quanto gostaríamos, mas somos isso ai cheios de Amor e Ódio. Se me permite uma consideração,apreciei o seu texto, e dentro da minha insignificância, acredito que falta nele um pouco mais de pimenta. Autores não podem ter medo de ser injustos, e se o for, se redima, aprendamos com nossos erros. Afirmemos sempre baseados em algo, pois salvo melhor juízo, a opinião alheia acaba nos instigando a melhorar.Boa sorte na sua caminhada.

lurdinha disse...

A cara, curti sua opinião, mas assim, cada um faz um filme, curta, doc que seja, como pode..
Hoje no brasil tbm como em outros paises, os conhecidos como "cineastas" se quer fizeram cinema, no Brasil como exemplo, o padilha que cursou economia.. mas eu entendi o que você disse.. e concordo, mas nao tem como você escrever algo, produzir ou dirigir que seja, que você não se glorifique pelo seu feito.

Macilio Campos disse...

Caro amigo gostei muito de sua critica. Gostaria de saber se he possível escrever um bom roteiro sem nunca ter feito graduação para isso? Será que ter visto muitos, mas muitos mesmo, filmes durante a vida, ter uma boa imaginação e uma inteligencia razoável seriam suficientes para tal?
Como registraria o roteiro? E como tentaria vender ou mostrar a possíveis consumidores em potencial (diretores, estúdios sei lá). Ficarei grato em ter resposta. maciliocampos@hotmail.com

Monografias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Monografias disse...

Acredito que a auto glorificação é a forma mais comum de chamar a atenção para si. Uns pensam "se eu não falar quem falará? Alguém tem que começar, que seja eu".
Pode ser insegurança, essa companheira de muitos.
A insegurança acompanha sem ser convidada, se lembrarmos um pouco a adolescência por mais malandro que for a pessoa, lá no fundo tem aquela voz "Ai esse cabelo", "Hum escolhi a roupa errada", "Será que ele vai olhar pra mim", "Caramba o que eu estou fazendo aqui?" (risos)
Vai dizer que você se arrumava para a balada e não batia um friozinho na barriga?
Se disser que não 'é mentira' a diferença esta na segurança em convencer que você é "isento dessas coisas" é super descolado coisa e tal, pois é uns são descolados para disfarçar bem e outros mais ou menos e por fim os tímidos.
Seres humanos, somos assim, isso é legal.
Enfim, sem mais delongas gostei do desabafo recheado de dicas. Obrigada por compartilhar. Admiro os que não são egoístas e torcem pela felicidade dos outros

eu pensei isto. disse...

Excelente Post, parabéns!
Gostatia apenas de complementar uma idéia: para escrever um bom roteiro precisa ter inspiração, sendo que estar inspirado seria estar motivado ou movido por uma ou mais emoções, próprias ou alheias. Diria também que para escrever um bom roteiro, é necessário ter "feeling" em psicologia, para escrever coisas que contradizem ou estimulem as pespectivas do espectador. Como foi dito no post, da tia, da criança, do pedófilo, do casal brigado, etc. Cada perfil deste possui sua pespectiva.

Não sou da área de cinema, não assisto tantos filmes, devo ir ao cinema 5 vezes ao ano, mas sinto muito desejo em entrar nisso.

eu pensei isto. disse...

Poderia me adicionar no MSN ?

theboywithoutshade@hotmail.com

Prometo não fazer perguntas primárias sobre cinema. rs

Gustavo Pacheco Filho disse...

Adorei seu blog cara!
Tá me ajudando bastante!

Unknown disse...

Ainda não fiz faculdade de cinema e não sei se vou conseguir pois não tenho condições financeiras não sei se pode ser cineasta sem faculdade pois já tenho varias idéia já escrevei varias história agora estou escrevendo meu primeiro roteiro bom meu sonho e ser um cineasta

Cristiano Santa Cruz disse...

Disse tudo!

Unknown disse...

Achei o texto muito polido, porém esta muito bom. Só não concordo com a sua premissa sobre inspiração. Do jeito que você abordou o tema a tão mítica inspiração é posta em um patamar divino, ao que me parece. Eu concordo que inspiração exista, mas ela pode ser exercitada. Acho legal colocar este adendo para desmistificar a Inspiração.

Unknown disse...

show perfeito as colocações disse tudo .

José Cícero do Nascimento disse...

A inspiração pode vir de uma manchete de jornal, de algo que você ouve alguém contando, de um filme. A inspiração pode vir até do vôo de um pássaro.

arianoparana@gmail.com
Compositor, autor e roteirista